Motivação Pessoal

A Motivação pessoal, e auto-motivação, é  a predisposição interna para a auto-geração de impulsos de iniciativa para a acção, em direção a um objetivo “pessoal”, ( ou  transpessoal), que dê total preenchimento, entusiasmo e senso de auto-valor.

A auto-motivação, só pode existir, se a pessoa tiver noção (ou estiver em busca) dos seus potenciais, recursos internos e do seu real valor. Apenas assim é possível criar uma ação direcionada para algo que faça a pessoa sentir-se especial dentro de si mesma (reconhecimento interno), e que a ajude a expandir-se, e que traga um sentido maior à sua vida, gerando uma energia auto-motivadora, e que não necessite da aprovação exterior.

Desenvolver algo que nos preencha realmente, e que não dependa de fatores e pessoas externas para nos realizar

A motivação pessoal tem origem, em primeiro lugar, numa observação interna sobre os próprios recursos iternos, dons, habilidades (que podem ser ainda desenvolvidas), gostos, em que a pessoa se poderá focar, desenvolvendo algo que a preencha realmente, e que não dependa de fatores e pessoas externas a si, para que seja possível de ser realiada.

Quando fazemos algo que nos sentimos especiais, sem que precisemos da aprovação de alguém, cria dentro de nós uma energia de entusiasmo, motivação, alegria que nos fazem expandir interiormente, dando alegria de viver.

É fundamental perceber que a auto-motivação é uma força/energia que depende inteiramente de nós, logo é fundamental a necessidade de criar objetivos com foco totalmente fiel às nossas necessidades internas. É essencial que o nosso foco para a ação, seja altamente fiel a um preenchimento interno, à nossa própria realização, e que dê sentido maior à vida à nossa vida, criando um senso de auto-reconhecimento e de nos sentirmos especial dentro de nós, sem que dependamos do seu exterior para nos sentirmos um sol.

E o sucesso externo será apenas uma consequência de fazermos algo especial para nós

O foco em algo que para nós é especial, cria auto-motivação,  entusiasmo, e  uma fé e confiança em nós e na vida dando-nos uma alegria, um sentido e uma nova direção que apenas depende de nós. E o sucesso externo será apenas uma consequência de fazermos algo especial para nós, que amamos profundamente, e naturalmente o exterior irá reconhecer esse amor transformado em trabalho/arte/projetos/Relações, etc.

A motivação pessoal é fundamental para quem deseja manter uma vida equilibrada, e até alcançar sucesso seja nos relacionamentos, seja na profissão e na vida em geral.

Embora a maioria das pessoas se limita a seguir os passos, pensamentos e comportamentos que são ditados como aceites e corretos, esta forma de ser , estar, pensar e agir deixa sempre dúvidas sobre o que verdadeiramente será a direção correta para nós. Naturalmente que seguir o que de fora nos é ditado como certo, nunca nos irá levar a uma auto-motivação, e nada tem a ver com a motivação pessoal. Logo, para criarmos entusiasmo na nossa vida teremos de nos libertar dos medos, viajar dentro de nós, libertarmos todos as nossas crenças e condicionamentos de infância que nos fazem acreditar que não “somos bons”, e que nos limitam a nossa visão sobre o nosso real valor, poder interno, dons, potenciais e habilidades.

Para se conseguir alcançar a motivação pessoal, é necessário uma auto-responsabilização das no que diz respeito à descoberta dos recursos internos, e desenvolver habilidades para se permitirem à auto-motivação, auto geradora de alegria de viver.

A motivação pessoal é comum em pessoas que encaram o sucesso em todas as áreas da vida resulta de uma auto-descoberta

Algumas pessoas podem ser naturalmente mais auto-motivadas do que outras, e apenas o facto de acreditarem ou não nos seus potenciais e poder pessoal ditará a fé que terão em si. As pessoas mais auto-motivadas podem ter sido influenciadas por ambientes onde  o seu valor, a confiança, a auto-motivação foi incentivada e promovida, ou então podem ter sido tão desafiados e “questionados” negativamente pela vida ao ponto de começarem a acreditar  que a sua motivação apenas pode depender de si e nunca de factores externos e assim desenvolver essas habilidades de motivação pessoal ao extremo e mover-se na vida apenas contando com as suas habilidades.

Motivação pessoal – em  11 segredos

  1. Dúvidar das crenças internas auto-sabotadoras que nos dizem que não temos criatividade, que não somos bons, que não merecemos um emprego melhor, mais dinheiro, melhores relacionamentos, oou uma vida mais plena.
  2. Não sobrevalorizar os próprios erros, é extremamente importante para aprender novas formas de ser, agir, estar e pensar,  adquire-se  a sabedoria da experiencia através da tentativa e erro. Quem não se permite errar, não se permite “crescer” e evoluir. Uma pessoa sem medo de errar, tenta fazer o seu melhor, no entanto permite-se errar  e com essa experiência de vida e sabedoria terá mais facilidade em conquistar a motivação pessoal por estar consciente do caminho que quer seguir.
  3. Aprender a sentir-nos felizes com a nossa vida, ainda assim acreditar que esta aceitaão é só o principio para que algo melhor aconteça. Aceitando os desafios como fontes de crescimento, no entanto tentar sempre seguir caminhos, vivências, relacionamentos que a realizem. E se caso não nos sentirmos felizes, devemos iniciar “AGORA” um processo de auto-responsabilização pelas decisões que tomamos “AGORA”, para que a vida amanhã corresponda cada vez mais ao que aspiramos e desejamos. A Felicidade, o entusiasmo e motivação geram mais energia positiva dentro de nós e ajudam a continuar a seguir os caminhos do preenchimento interno e da realização. Esta energia é importante para nos manter mais optimistas, entusiasmados com a nossa vida e que se traduz numa fonte de motivação pessoal.
  4. Sair da zona de conforto, não nos limitarmos nos nossos objectivos e sonhos. É preciso aprender a entrar em um ambiente desconhecido para explorar melhor as oportunidades que estes ambientes tem para nos oferecer. Não basta ficar com as mesmas pessoas, mesmos lugares, habilidades ou trabalho. É essencial que se explorem coisas novas que vão reforçar a sua capacidade de alcançar seus objetivos e mantê-lo a permanecer motivado.
  5. Pensar o impensável, manter sempre os nossos sonhos como um objectivo alcançável. Nada nos pode parar de pensar em metas desejamos alcançar. É importante sonhar alto, a fim de definir metas elevadas. Tudo na vida começa com um sonho e todos os empreendedores de sucesso começaram as suas realizações com um simples sonho.
  6. Ler e ouvir sobre assuntos que nos inspiram e que possam criar entusiasmo, e ajudar a fazer o caminho em direcção aos nossos próprios objectivos. É muito importante investir tempo a ler livros motivacionais  ver vídeos inspiradores de lideres motivacionais. Todas estas fontes, podem servir de inspiração e de motivação pessoal para traçar o nosso próprio caminho e assim trazer entusiasmo e energia para trabalhar arduamente para alcançar os nossos objectivos.
  7. Enfrentar e resolver os desafios (problemas) em vez de fugir. Nossa viagem para um destino de sonho e de sucesso apresenta inevitavelmente alguns obstáculos e dificuldades no entanto não nos devemos deixar ficar na sombra dos obstáculos mas sim com o olho no objectivo . Este foco no objectivo aumenta a motivação pessoal e ajuda que a pessoa não se perca quando enfrentar situações difíceis em sua busca para alcançar seus sonhos. As Frustrações e contrariedades fazem parte naturalmente do caminho para um empreendimento de sucesso.
  8. Apreciar cada momento da vida como uma aprendizagem essencial na estruturação interior do ser. Pensar no que sua vida é realmente a partir de “AGORA”. Apreciar o que cada momento representa e como podemos liderar o nosso tempo de forma a construir diariamente algo que vá em direcção aos nossos sonhos. Estar sempre a pensar sobre o passado, sonhando com o futuro não nós leva a lugar nenhum. Apreciar as nossas condições actuais faz  ajuda a perceber as necessidades para avançar em para atingir seus objectivos.
  9. Terminar sempre o que se começou, não é boa estratégia deixar o que se começa a meio, independentemente do resultado final. Acabar sempre o que inicia ajuda-nos a criar um sentido de responsabilização que gera motivação pessoal.
  10. Enfrentar os desafios um a um percebendo que a nossa libertação dos dramas internos resulta da minha capacidade de me superar. O mal que nos acontece e que os outros nos fazem fala deles, no entanto a nossa forma de reagir fala sobre nós e sobre os nossos dramas internos. E é essencial assumirmos a responsabilidade sobre a nossa forma de reagir aos desafios, porque nos cria um peso interno oposto à auto-motivação, e que nos impede de nos direcionarmos e caminharmos em direção aos nossos sonhos e objetivos. À medida que os desafios surgem e acumulam sem ser resolvidos, começa a surgir um sentimento de falta de motivação para depois enfrentá-los todos ao mesmo tempo e finalmente não se consegue concluir nada e ainda se pode entrar em angustia com toda a confusão mental e preocupações acumuladas que nos impedem de estar bem conosco, com os outros e com a vida.
  11. Preocupar-nos menos com o que as pessoas dizem e com o impacto que causamos nos outros. O importante não é o que os outros pensam ou dizem, mas sim o que decidimos acreditar sobre nós mesmos. O que importa é a intenção que colocamos nas coisas que fazemos e o modo como as fazemos. A interpretação dos outros sobre nós revela apenas quem essas pessoas são, e que nos avaliam consoante as suas vivências.  Manter uma grande distancia da negatividade dos que nos rodeiam é um excelente segredo para manter a motivação pessoal e nos mantermos focados nos nossos objectivos de vida.

Naturalmente, esta lista de dicas para a motivação pessoal pode ser imensamente alargada, no entanto ficam aqui apenas algumas dicas de como nos podemos focar nos nossos objectivos e nos nossos sonhos e tentar caminhar dia a dia em direcção a eles. Para se incutir e desenvolver a motivação pessoal é preciso realmente compreender e tomar as decisões e ter as respectivas acções adequadas para nos ajudar a caminhar  em direcção ao sucesso e à conquista das realizações pessoais.

 

© Texto original de  Cristina Jorge (outros sites  mapaastral.org )

“Reprodução permitida desde que citada autoria e fonte com hiperligação (link)”

Veja Também:

Bookmark the permalink.

Comments are closed