Nem sempre é simples ter uma clara noção sobre a nossa Auto-Estima e como a melhorar, para tal é essencial uma rigorosa Auto-Observação e um Auto-Conhecimento muito profundo sobre quem somos realmente para que seja possível reestruturar a Auto-Valorização.

Melhorar a Auto-Estima como uma fonte de sucesso e realização pessoal

O conhecimento profundo de como funcionamos seja mentalmente, emocionalmente ou na forma como nos relacionamos é um segredo poderosíssimo na descoberta dos nossos pontos fortes, aspectos positivos e também quais as nossas limitações. Através da Auto-Observação é possível ter uma nítida consciência dos aspectos da nossa forma de pensar, estar, sentir, agir e comunicar, assim se pode dar inicio um enorme processo de transformação. A partir de uma profunda avaliação, torna-se mais claro decidir quais os aspectos que desejamos que sejam trabalhados, melhorados ou simplesmente reforçados. Este é um processo de mudança que pode dar início à descoberta de poderosos potenciais e uma verdadeira fonte de sucesso e realização pessoal.

Auto-Estima, Mudanças sem limites… sucesso sem fronteiras

O plano de acção para mudar determinadas características do nosso “Ser” deve ser real e alcançável no tempo (por exemplo a idade que temos não é uma mudança possível, assim como a altura…temos de ser realistas). Há características na vida e em nós que são inalteráveis, nesse sentido temos de ter a aprendizagem de qual a aprendizagem que temos de ter com este ou aquele aspecto que somos obrigados a aceitar e transformar potenciais limitações como armas. Por exemplo, circula no YouTube um video de um moço com deficiências físicas muito limitadoras e ele usou essas limitações como uma forma de motivar os outros que mesmo assim tão limitado, quando ele cai (mesmo sem pernas e braços) ele consegue levantar-se, e contagia o mundo que mesmo assim quando ele cai levanta-se de cabeça erguida. A limitação física desta pessoa tornou-a mundialmente conhecida pelo seu poder de contagiar o mundo com a sua positividade, Auto-Estima e força de viver. As lamentações jamais nos trazem mudanças ou melhoras, então para quê perder tempo a lamentar ou dizer mal????

Ideias práticas de como melhorar a Auto-Estima.

  • Querer ter uma vida repleta de felicidade, de sucesso, prosperidade e realizações está nas nossas mãos e não nas dos outros. Quem não tem Auto-Estima, à partida acha que não merece e não consegue, então nem sequer ousa sonhar e muito menos estabelecer objectivos ou tomar decisões que encaminhem a pessoa para a direcção dos seus sonhos. Tudo está na nossa mente, o primeiro passo é sempre o início de uma longa viagem….e todas os grandes feitos já foram um dia o sonho de alguém.
  • A aceitação de quem somos, com qualidades e limitações é essencial e esta consciência de quem somos é que nos permite poder fazer um ponto de situação e assim inicial um processo de melhoramento e transformação.
  • Desenvolver o sentido de humor e permitir-se contagiar pela positividade e humor dos outros são bênçãos inatas de uns e aspectos a melhorar de outros. Dar apenas importância ao que realmente é importante. Desvalorizar os comentários depreciativos dos outros, se a intenção deles é afectar-nos, então não vamos alimentar essa forma de sugar energia e roubar alegria.
  • Nunca esquecer que o que os outros pensam é apenas uma interpretação que eles fazem de quem somos e nunca, jamais representa quem somos na realidade. Quem somos verdadeiramente apenas nos sabemos, assim como só nós conhecemos as nossas verdadeiras intenções e motivações.
  • É fundamental dedicar mais tempo a fazer coisas que nos façam sentir úteis, importantes e especiais. Dedicar o nosso tempo a fazer coisas para quem nos valoriza e quem não nos valoriza não merece qualquer esforço ou dedicação.
  • Libertar-nos de todas as pessoas que nos tentam diminuir e que nos estão constantemente a depreciar. Se não podemos fugir delas, vamos ao menos coloca-las no seu lugar e manter uma distancia de contacto, “matar essa pessoa dentro de nós” e tirar-lhe a importância. Esta é uma forma de respeito próprio.
  • Não ter medo das responsabilidades ou de tomar decisões, se alguma coisa correr mal é uma excelente forma de aprender algo novo e aperfeiçoar a sua técnica e teoria sobre esse assunto. Ter a coragem de iniciar de novo e assim especializar-se sobre a matéria e tornar-se um especialista.
  • Ninguém está livre de se enganar, ou de errar, no entanto é típico dos sábios usarem os erros como um aliado ao crescimento, o Sábio sabe que a vida é perfeita e que quando se fecha uma porta outras mais interessantes se abrirão.

Saber mais e mais sobre a própria Auto-Estima e como melhorar? tem sido um segredo que se tem revelado a chave para uma vida de entusiasmo, felicidade e realizações. A baixa Auto-Estima é uma forma de cegueira que nos impede de acreditar que podemos ir cada vez mais longe na nossa vida e nas nossas realizações.

Texto original de Love Dolhpin para o site www.tratamentodadepressao.org

“Reprodução permitida desde que citada autoria e fonte com hiperligação (link)”