O que caracteriza a Baixa Auto-Estima?

Auto-Estima – é a estima que temos por nós mesmos, baseada numa auto-imagem, e na consciência que temos sobre nós próprios como um todo, e dos nossos recursos internos.

Representa a nossa perceção sobre os nossos recursos internos, e a forma como os utilizamos na vida. Se os direcionamos construtivamente e a nosso favor para expansão (auto –estima elevada), ou se inconscientemente usamos estas forças internas contra nós (baixa auto-estima) em modo auto-limitativo e como auto-sabotagem .

A Baixa Auto-Estima é de certa forma, uma característica comum às pessoas que se sentem inadequadas consigo mesmas, com os outros, e com a vida em geral. Manifesta uma ausência de maturidade emocional, e utilização inadequada do poderoso potencial da mente. Revela-se a existência de traumas, de crenças profundas auto-sabotadoras, assim como um enraizamento de demasiadas regras internas, que não permitem a expansão da pessoa em todas as áreas de vida.

Libertando a baixa auto-estima, é possível co-criar uma nova realidade interna e externa.

Os resultados pouco satisfatórios na nossa vida, levam-nos por vezes a acreditar que não temos “o poder” interno para conseguir “mudar o mundo que nos rodeia”. No entanto é possível reverter os resultados a nosso favor, mudando o nosso foco, mudando as verdades, mudando as regras, mudando a ação, mudando a intenção, mudando a visão, mudando a percepção, mudando a direção, e ressignificando tudo o que nos acontece de menos positivo. Todas estas mudanças internas, se tornarão numa prova viva de que é possível obter resultados surpreendentes, e que é atingivel a co-criação de uma nova realidade interna e consequentemente externa. Logo após de se iniciarem tentativas de pequenas implantadoras de mudança, e treinamento de novas habilidades internas, todos os resultados começarão a ser diferentes, mais adequados e satisfatórios.

Apenas um papel ativo e responsável sobre uma mudança interna, se tornará possível mudar a nossa realidade externa.

Os Bloqueios internos, manifestam-se através de medos inconscientes auto-sabotadores, padrões profundamente enraizados aparentemente difíceis de mudar. A rejeição do confronto com as nossas dores mais profundas, e acima de tudo pela rejeição da responsabilização pela própria mudança, impede-nos de alcançar as metas que gostariamos de atingir. Apenas assumindo um papel ativo e responsável sobre uma mudança interna, se tornará possível mudar a nossa realidade externa.

A falta de Auto-Estima resulta da falta de Auto-Conhecimento e de feridas e bloqueios emocionais
Se nos conhecermos nas várias dimensões do Ser, teremos uma maior consciencia de quem somos, logo tornamo-nos seguros. Havendo acesso a mais recursos internos, há a possíbilidade de alcançar maior confiança em nós e aumentar a auto-estima.

O conhecimento de nós mesmos passa por várias vertentes do Ser:

  • Emocional – inteligência emocional
  • Psicológico – inteligência mental/e relações interpessoais
  • Comportamental – Consciência corporal/físico – desporto e alimentação
  • Motivacional e energético – consciência espiritual e motivacional

 

O nosso potencial é infinito e ilimitado, no entanto devido a bloqueios ele é utilizado, na maioria das vezes, como uma forma de auto-sabotagem e auto-destruição. A força e energia que normalmente utilizamos para nos desmoralizar e derrubar, é a mesma energia, força e impulso que poderia ser utilizada para nos catapultar para altos voos.

Características das pessoas com baixa Auto-Estima

  • A baixa auto estima revela a ausência de credibilidade em si mesma.
  • Assumir culpas por tudo o que lhe acontece, achando-se vitima do mundo e que todos estão contra si.
  • Ou Tentar sempre justificar-se e encontrar um culpado para tudo.
  • Ter Baixo rendimento, não acreditar que tem capacidade para conquistar uma boa vida e não agir no sentido de evoluir e se auto-aperfeiçoar.
  • Não criar objectivos de realização emocional, pessoal, relacional e profissional.
  • Ignorar as suas aptidões mentais, comportamentais, motivacionais e relacionais
  • Não se questiona sobre novas formas e métodos para solucionar e resolver situações de conflito (submissão ou agressividade excessiva)
  • Conformar-se com pouco ou nada, achando que é o que merece, estagnando na vida e nada fazer para se melhorar e confiar que merece mais.
  • Não tem iniciativa para actividades de desenvolvimento e realização pessoal, social e profissional, sempre surge a desculpa da falta de tempo.
  • A pessoa com baixa auto-estima tem medo de não ser aprovada social e profissionalmente, não ter consciência do seu real valor.
  • Ver-se através dos olhos dos outros, quando dizem “és boa pessoa” fica feliz, e quando chamam de “incompetente, sente-se miserável. O facto de não ter a consciência do valor, acha que é o que os outros dizem sobre si e deixa que exerçam poder sobre si.
  • Muitas vezes revelam-se ser pessoas muito qualificadas e competentes, no entanto não conseguem a realização pessoal e profissional, por não terem consciência do seu próprio valor e não terem força interior para se apresentarem adequadamente e assim saberem passar com objectividade as suas competências e habilidades.
  • Nos relacionamentos é muito comum a submissão ou então a manipulação como uma forma de manifestação da baixa auto-estima.

Métodos de desenvolver a auto-estima e auto-motivação

  • Cura emocional através das terapias, Terapia de Autoconsciência e Transformação transpessoal, SE – somatic expiriencing, Hipnoterapia, Psicologia transpessoal, Constelações Familiares,
  • Cursos de inteligência emocional
    Auto-conhecimento e desenvolvimento do poder da mente através dos cursos – PNL Programação Neurolinguística, Astrologia (ferramenta poderosa de auto-conhecimento)
  • Consciência do corpo, saúde e alimentação– Através de cursos de Medicina Ayurvédica e aulas de yoga
  • Aprender sobre a Auto-motivação através de Cursos de PNL Programação Neurolinguística, Couching

Cristina Jorge
Consultas online e presenciais
• Sessões de Terapia individual de Auto-consciência e transformação pessoal
www.cristinajorge.com
Email. info@cristinajorge.com

Bookmark the permalink.

Comments are closed