mandala by mapaastral.org de Cristina JorgeA Auto-ajuda ou auto-aperfeiçoamento, é uma forma de desenvolvimento pessoal, uma forma empenhada de uma pessoa se auto-guiar alterando hábitos de pensamento e padrões de comportamento com um fim de atingir uma considerável melhoria nas mais variadas áreas de vida. A auto-ajuda visa um auto-melhoramento seja ele a nível económico, intelectual, emocional. A auto-ajuda, muitas vezes é suportada por uma auto-busca pessoal interior com uma base substancial psicológica. Existem muitos movimentos de auto-ajuda diferente e cada um tem seu próprio foco, técnicas, crenças associadas, os defensores e, em alguns casos, pode até seguir filosofias de alguns líderes que partilham as suas formas de pensamento, ajudando as pessoas a questionarem-se sobre a forma como vivem e se valorizam no seu dia a dia.

Auto ajuda como uma forma de auto responsabilização pela vida que temos e pela sua mudança

A auto-ajuda é uma forma de auto-responsabilização sobre o que acontece com a própria vida, partindo do principio que se houver mudanças de atitudes, se irão conquistar diferentes resultados nas mais diversas áreas de vida. Uma forma de auto-valorização que pode marcar a diferença no desempenho de cada pessoa na sua forma como se relaciona consigo e com os outros.

Livros referência de auto ajuda

Existem muitos livros que abordam o auto-conhecimento e os mais variados temas sobre auto ajuda, no entanto aPNL – Programação neurolinguistica tem sido um dos temas mais evidenciados nos ultimos tempos como uma ferramenta poderosissima na descoberta de limitações na nossa forma de pensar e comunicar a nossa realidade interna. A Pnl para além de ajudar a entender os mecanismos neurológicos da nossa estrutura de pensamento, ensina-nos que uma mudança de pensamento pode significar uma mudança de vida radical. Anthony Robbins é um dos nomes mais conceituados nesta tematica e tem alguns livros que podem ser tidos como referencias importantissimas na area da auto-ajuda

O poder sem limites – Anthony Robbins
Desperte o gigante interior – Anthony Robbins

Outros livros podem ser tidos como uma boa referencia, como o “O Poder do agora” de Eckart Tole. Existe uma panoplia infindavel de temas que podem ser referencias importantes num processo de auto ajuda que ajudam cada pessoa a aprender a confiar na vida.

© Texto i imagem originais de Cristina Jorge

 

“Reprodução permitida desde que citada autoria e fonte com hiperligação (link)”